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Comitê Tático da Seduc avalia ações de 2024 e projeta estratégias para o ano seguinte

O Comitê Tático da Secretaria da Educação (Seduc) reuniu-se, nesta quinta-feira (10), para avaliar o andamento das ações previstas para 2024 e dar ...

11/10/2024 às 11h02
Por: Claudio Arraes Fonte: Secom Ceará
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Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

O Comitê Tático da Secretaria da Educação (Seduc) reuniu-se, nesta quinta-feira (10), para avaliar o andamento das ações previstas para 2024 e dar continuidade ao planejamento estratégico tendo em vista o ano letivo de 2025. O encontro contou com a representação de todas as Secretarias Executivas e respectivas coordenadorias. O Comitê trabalha no sentido de integrar ainda mais os setores da casa, a fim de otimizar os processos e contribuir de maneira efetiva para o aprimoramento do ensino e da aprendizagem nas escolas.

O espaço é relevante para para pensar as iniciativas que serão desenvolvidas na rede pública estadual, com participação ampla, buscando garantir apoio às Regionais e às unidades de ensino. Os objetivos estratégicos da Seduc estão sendo construídos desde o ano passado. A partir do segundo semestre de 2024, começou a ser discutido o planejamento para o ano seguinte, sempre avaliando e adequando a rota caso seja necessário.

Entre os assuntos na pauta do dia, estavam a política estadual de Ensino Médio; as ações estratégicas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e demais vestibulares; o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece); o plano da Seduc para o período 2024-2027, a reunião de ministros do G20 no Ceará; entre outros.

A secretária executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes, ressalta a importância da união entre os setores para o cumprimento dos prazos processuais, a fim de auxiliar as escolas a fazerem o seu melhor. “Estamos partilhando as nossas ações com todas as equipes da Seduc, deixando-as cientes do que a gestão está fazendo. Ter momentos de partilha com os colaboradores em cada setor é fundamental para o bom andamento das ações que são importantes para os estudantes na nossa rede”, considera.

O secretário executivo da Equidade e Direitos Humanos, Helder Nogueira, ressalta que em termos de ciclo governamental, o ano de 2025 é o mais significativo para deixar marcas. “Nesse sentido, compartilhar informações, integrar setores e caminhar numa só batida é muito importante. Neste mês, temos as atenções voltadas especialmente ao Spaece e ao Enem, havendo convergência de mobilização e foco no resultado dessas duas áreas tão decisivas. Precisamos estar muito juntos para reestruturar o Ensino Médio e produzir mais resultados, que são estudantes aprendendo o máximo possível, com a máxima capacidade inclusiva que as nossas escolas precisam ter”, pontua.

A secretária executiva de Gestão da Rede Escolar, Ciza Viana, classifica a reunião como um momento crucial para que no próximo ano seja possível fazer ainda melhor as atividades realizadas hoje. “As secretarias meio trabalham de forma articulada com as do campo pedagógico. Afinal, a aprendizagem também é influenciada por uma escola limpa, bem estruturada, que sirva uma boa alimentação aos alunos. É importante que tudo seja divulgado entre as coordenadorias e todos se vejam nas ações, para que o Ceará continue sendo uma educação de referência”, explica.

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